quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FESTA NO PANTANAL MATO-GROSSENSE

   Há muito tempo atrás no Pantanal, um lugar de extrema beleza, com várias espécies de animais e plantas, com rios e cachoeiras de águas cristalinas.
   Certo dia, dona onça pintada resolveu organizar uma grande festa, onde foram convidados todos os animais daquela região.
   No dia marcado foram chegando todos para festejar e dançar.
  Chegou a jaguatirica, o macaco acompanhado da dona macaca, as cobrinhas, a abelhinha, seu tamanduá bandeira, seu sapo que não gostava muito de lavar os pés, vieram também os pássaros, a dona garça toda cheia de pose e muito elegante, o louro, o pica pau e aos poucos a festa ficou cheia da bicharada.
  Dona onça, começou a realizar a chamada para verificar se todos os bichos compareceram. Então dona onça percebeu que a dona arara-azul não respondeu a chamada.
   Preocupada dona onça saiu a perguntar:
   - Alguém tem notícias de dona arara-azul?
   Foi quando os animais perceberam que a muito tempo não se via a arara-azul voando sobre as árvores daquele lugar.
    O macaquinho que é um animal muito danado disse:
   - A última vez que vi a dona arara-azul, ela estava presa e uma jaula, por alguns caçadores que capturam os animais para serem vendidos nas cidades.
   Todos animais ficaram tristes, pensando no que havia acontecido.
   Uma linda menina que morava ali no pantanal se aproximou e disse:
   - Não se assustem, meu nome é Cecília e eu não vou fazer mau a vocês.  Olhem quem eu trouxe para a festa.
  Todos ficaram parados e olhando o que aquela menina trazia nas mãos.
  A menina tinha nas mãos, o filhote de dona arara-azul, que encontrou no oco de um pau onde era o ninho da dona arara-azul.
  Todos ficaram muito felizes, por perceberem que ainda havia uma esperança, pois a arara-azul é uma espécie que está em extinção.
   Dona onça aproveitou  para alertar os outros animais sobre os perigos existentes como: as queimadas, o desmatamento e caçadores malvados, que sempre aparecem para acabar com a alegria dos bichos.
   Dona onça muito contente disse:
   - Vamos festejar e dançar.
 Cecília ficou encantada, olhando a alegria dos bichos, tornou-se amiga e defensora dos animais, festejou com eles, pois ainda havia esperança para a vida em um mundo, onde depende de cada um de nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário